A desigualdade social nem sempre fez parte da humanidade

"Os lugares-comuns com que nos enchem os ouvidos, segundo os quais a desigualdade social teria as suas raízes na desigualdade de aptidão ou de capacidade dos indivíduos, que a divisão da sociedade em classes seria o produto do «egoísmo inato dos ser humano» e, portanto, da «natureza humana», não possuem qualquer base científica. A opressão de uma classe social por outra não é produto da «natureza humana» mas sim o de determinada evolução histórica da sociedade. Essa divisão não existiu sempre, nem existirá sempre. Não existiram sempre ricos e pobres, nem existirão para sempre».

"Assim vários antropólogos falam-nos dum hábito que se encontra entre numerosos povos primitivos, hábito que consiste em organizar festas de abundância, após as colheitas. A antropóloga Margaret Mead descreveu-nos estas festas entre o povo paua dos Arapech (Nova-Guiné). Todos os que tenham feito uma colheita acima da média, convidavam toda a sua familia e todos os seus vizinhos, e as festividades prosseguem até que a maior parte desse excedente tenha desaparecido. Margaret Mead acrescenta: «Estas festas representavam uma medida adequada para impedir que um indivíduo acumule riquezas...».
O antropólogo Asch estudou os costumes e o sistema duma tribo existente no sul do Estados Unidos, a tribo dos Hopi. Nesta tribo, contrariamente à nossa sociedade, o princípio da competição individual é considerado como condenável do ponto de vista moral. Quando as crianças Hopi jogam ou praticam desportos, não contam nunca os pontos e ignoram o vencedor.
Quando as comunidades primitivas, que não se encontram ainda divididas em classes, praticam a agricultura como actividade aconómica principal e ocupam um determinado terreno, não organizam a exploração colectiva do solo. Cada família recebe uma área em usufruto por um certo período. Mas esses campos são redistribuidos frequentemente, para evitar favorecer este ou aquele membro da comunidade em detrimento dos outros. Os prados os bosques são explorados em comum. Este sistema de comunidade rural, baseado na ausência de propriedade privada do solo, foi encontrado na origem da agricultura entre quase todos os povos do mundo(...)".

Ernest Mandel, Introdução ao Marxismo, pág. 15,16Justificar completamente

0 apontamentos:

Enviar um comentário

 
De Omnibus Dubitandum © 2008. Design by Pocket